Como escolher o seguro de vida ideal para você

Como escolher o seguro de vida ideal para você

Ao contrário do que possa pensar, escolher um seguro de vida ideal não é uma tarefa padrão, do tipo: contratei um seguro de vida — e nada mais. Existem muitos tipos de cobertura disponíveis, assim como proliferam as empresas e bancos que prometem bons serviços. Selecionar com quem e como fazer o melhor seguro de vida para melhor atender às suas necessidades específicas e da sua família exige autoavaliação e conhecimento das opções do mercado.

Trata-se de uma decisão importante, que visa proporcionar segurança para você e sua família, motivo pelo qual deve ser tomada da forma mais consciente e embasada possível.

No post de hoje, vamos listar o que é essencial na hora de escolher o seu seguro de vida ideal!

O que é preciso considerar ao escolher um seguro de vida?

Depois de realizar uma extensa pesquisa, quem decide contratar um seguro de vida está em busca de tranquilidade e segurança financeira para os seus familiares na sua ausência, ou para si mesmo, caso seja acometido de uma doença grave ou incapacitante, que exija tratamento médico caro e prolongado.

A partir daí, é preciso estar atento a uma série de questões e detalhes importantes, que precisam ser analisados com cuidado, para que o seguro de vida escolhido possa atender às necessidades específicas de cada segurado, dentro das vantagens e benefícios oferecidos pela seguradora.

É preciso avaliar todas as demandas financeiras da própria pessoa e de sua família, projetando esses cálculos para o futuro.

Ainda que seja emocionalmente difícil projetar as necessidades financeiras da família no caso da ausência de quem a sustenta, é algo fundamental para que o cálculo de quanto você vai precisar de capital segurado e a determinação das coberturas sejam feitos da maneira mais exata possível.




Como o planejamento financeiro pode ajudar na escolha do seguro de vida?

Nesses momentos, o hábito de realizar um planejamento financeiro com regularidade pode tornar a escolha do seguro de vida mais fácil, pois as demandas financeiras já estão em dia.

Quem está habituado a fazer a gestão das próprias finanças ou de sua família, consegue projetar os gastos futuros com mais assertividade, além de ser mais realista ao responder as perguntas sobre seu perfil de segurado, que influenciam os valores da mensalidade e da apólice.

Conheça a seguir os 7 aspectos principais que você deve considerar ao contratar um seguro de vida!

1. Cobertura oferecida pelo seguro

Todo modelo de seguro contratado pode oferecer coberturas básicas e adicionais, sendo a cobertura de um seguro de vida básico cobre morte (natural, acidental ou ambas).

De acordo com as necessidades de cada segurado e de sua família, é possível incluir, por exemplo, a cobertura por invalidez permanente, a cobertura para despesas médicas, hospitalares, cobertura no caso de incapacidade temporária, entre outras.

Em cada caso, é preciso analisar as demandas do segurado e as condições e exclusões previstas por cada cobertura, para que o modelo de seguro de vida escolhido seja o mais adequado.

2. Itens do contrato

Todas as situações a serem indenizadas, bem como as obrigações da seguradora e de quem contrata o seguro, devem ser claramente definidas no contrato.

Assim, além das coberturas, o contrato do seguro de vida deve conter o valor a ser indenizado aos beneficiários, o valor da mensalidade a ser paga pelo segurado,  a forma de pagamento da mesma e como ela será reajustada.

3. Apólice

A apólice é o documento oficial que formaliza o contrato celebrado entre a seguradora e o segurado, especificando todas as cláusulas e condições para o cumprimento das obrigações de cada uma das partes assinantes.

Por isso, antes de assinar a apólice, é importante conferir os dados pessoais e dos dependentes, as coberturas contratadas e a indenização prevista para cada uma delas, bem como a mensalidade do seguro e a forma de pagamento, entre outros itens do contrato.




4. Valor cobrado pela seguradora

Uma dúvida bastante comum para quem pretende contratar um seguro de vida diz respeito ao cálculo da mensalidade do seguro.

Considerando o valor de apólice pretendido e a idade do segurado (além de itens como condições de saúde e fatores de risco e outros), é possível estimar o valor mensal cobrado pelo seguro de vida.

De maneira geral, quanto maior a apólice e quanto mais velho o segurado, maior o valor da mensalidade.

5. Inclusão do cônjuge ou dos filhos

Algumas propostas consideram a inclusão do cônjuge e dos filhos no contrato, como dependentes do segurado, de acordo com critérios pré-definidos para o pagamento das indenizações e para o capital segurado.

Tudo isso deverá ser claramente descrito na apólice, para evitar equívocos e garantir que todas as demandas de quem contratou sejam atendidas de acordo.

6. Revisão periódica da cobertura

Uma vez que a probabilidade de morte aumenta com o passar dos anos, é preciso também atualizar os valores pagos pela seguradora de maneira periódica.

Além disso, as necessidades do segurado e de sua família também sofrem alterações ao longo do tempo, fato que também precisa ser considerado na revisão periódica do seguro de vida.

Essa atualização — que deve estar prevista de maneira clara no contrato assinado entre a seguradora e o segurado — acompanha o crescimento anual da inflação e é calculada com base no acúmulo do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Outras vezes com o aumento da idade o segurado também muda de faixa de preço e tem a mensalidade ajustada.

7. Simulação de propostas

Por fim, depois de considerar todos esses aspectos, para que a escolha do seguro de vida possa ser a mais melhor possível, é importante fazer uma simulação, a partir de todas as características e necessidades de cada indivíduo e de sua família.

A principal vantagem de um simulador é a possibilidade de identificar o melhor tipo de proposta em poucos minutos, fornecendo dados como sexo, estado civil, idade e número de filhos, por exemplo.

Analisando bem todas as questões que apresentamos aqui, você poderá escolher o seu seguro de vida com mais tranquilidade e segurança, aproveitando todas as suas vantagens.

Quer saber mais sobre seguro de vida e sobre como planejar as suas finanças? Acompanhe o nosso blog, curta nossa fanpage no Facebook e tenha acesso a um conteúdo preparado especialmente para ajudar você a cuidar do seu futuro!

Se quiser descobrir qual é o seguro de vida ideal para você, comece por aqui.