8 empresas brasileiras na bolsa de valores para você investir

8 empresas brasileiras na bolsa de valores para você investir

Apostar em investimentos rentáveis é a melhor maneira de fazer crescer o patrimônio pessoal e conquistar uma vida financeira mais confortável. Uma das vantagens é a diversidade de possibilidades de aplicação. Nesse contexto, existem muitas empresas brasileiras na bolsa de valores e ela apresenta maior potencial de retorno.

Apesar de muitos temerem esse tipo de investimento, com um pouco de conhecimento, auxílio profissional e atenção ao mercado, é possível alcançar boas margens de lucro com empresas brasileiras na Bolsa de Valores, por exemplo.

Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre esse tipo de aplicação, além de 8 empresas nas quais é possível apostar em 2020. Não deixe de conferir as dicas!

Conheça as vantagens de investir na Bolsa de Valores

empresas brasileiras na bolsa de valores

Investir em ações é um tema que, frequentemente, desperta incertezas naqueles que desejam fazer render o seu dinheiro. Primeiramente, vale destacar que, ao apostar na bolsa de valores, o aplicador terá ativos de renda variável. Isso significa que a remuneração advinda do investimento não pode ser estimada no ato da compra.

Isso porque as empresas estão sujeitas às oscilações de mercado. Essa característica, por outro lado, favorece a obtenção de boas margens de ganho sobre o capital investido, muito acima de aplicações em poupança ou no Tesouro Direto, por exemplo.

Outros benefícios de apostar na Bolsa são a facilidade para a negociação de ativos, a possibilidade de começar com pequenas quantias e a diversidade das aplicações em empresas ativas no mercado.

Veja 8 empresas brasileiras na Bolsa de Valores para investir

Uma das grandes recomendações para aqueles que começam a investir em empresas na Bolsa de Valores é buscar uma carteira de ações diversificada, a fim de amenizar possíveis riscos financeiros. Tendo isso em vista, confira agora 8 empresas nas quais você pode investir.

materiais educativos

1. Cosan

Cosan é uma das maiores companhias do país que, atualmente, gerencia negócios nas áreas de energia, logística e tecnologia. A empresa é uma das líderes mundiais na produção e exportação de Etanol e açúcar. Isso porque, a partir da década de 1980, o grupo diversificou a sua atuação, expandindo para outros ramos e setores do mercado.

Essa ação estratégica e ampliada para inúmeras atividades econômicas a tornou atrativa para o investimento em longo prazo. Afinal, além de ser uma companhia sólida, passou a apresentar grande potencial de crescimento.

2. Natura

A Natura é uma das maiores empresas de cosméticos no Brasil e no mundo. Recentemente, a instituição comprou a Body Shop, da L’Oréal, e também a Avon, o que a tornou ainda mais ativa no segmento.

Há anos, a Natura se preocupa com a confecção de produtos com matéria-prima local e com produção sustentável e ecologicamente correta.

A presença firme em diversos países e a excelente logística de distribuição da empresa tornam o negócio ainda mais atrativo na Bolsa de Valores. A instituição, além disso, apresenta certa estabilidade no mercado e capacidade para ampliar negócios por todo o globo.

3. Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das maiores varejistas no Brasil, exemplo de crescimento e de gestão eficiente para as demais instituições no mercado. Para ter uma ideia, ao longo de oito anos de presença na Bolsa de Valores, a instituição avançou mais de 1.000%, tornando-se uma das empresas com maior desempenho em 2019 quando comparada ao restante do setor.

Em grande parte, seu sucesso se deve à incorporação de outras companhias estratégicas ao negócio e também à expansão das vendas via e-commerce, telemarketing e lojas online.

4. Via Varejo

A Via Varejo é uma empresa que também atua no comércio varejista, responsável por administrar subsidiárias como as Casas Bahia e o Ponto Frio. Tendo como foco a distribuição de eletrônicos e de móveis, a instituição está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

A companhia tem como ponto forte a gestão de uma rede de logística inteligente e uma eficiente integração digital dos canais de venda. A instituição se mostra excelente alternativa para investimento na Bolsa, tendo em vista a perspectiva de crescimento do consumo familiar, a partir da retomada do crescimento econômico no país.

5. Cemig

A Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) é uma das maiores concessionárias de energia no país. Com sede em Belo Horizonte, a instituição atua na geração, na transmissão e na distribuição de eletricidade.

O negócio apresenta ingerência estatal sobre a gestão, e é referência no Brasil, mostrando-se bom pagador de dividendos. Além disso, apresenta histórico satisfatório de administração e de governança corporativa. Por essas razões, a empresa constitui boa opção para investimento na Bolsa de Valores.

6. Petrobras

Fundada em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, a Petrobras é uma empresa que atua na exploração de petróleo, de gás natural e de energia. Tendo como sócio majoritário a União, a instituição tem se mostrado sólida no mercado, apesar da ingerência estatal e das intempéries políticas.

Isso porque o petróleo é uma das principais commodities do país. A exportação intensa pelo negócio faz com que a Petrobras seja uma das empresas nas quais vale apostar em 2020 e que podem sofrer altas em longo prazo.

7. BRF

BRF é uma das maiores empresas de alimento no mundo. A companhia, que hoje está presente em mais de 140 países, administra as famosas Perdigão, Qualy e Sadia. Suas exportações contribuem de forma significativa para o crescimento da companhia e o aumento da presença no mercado.

Sendo assim, constitui exemplo de negócio sólido e representativo, que pode trazer bons resultados para aqueles que desejam começar a investir na Bolsa de Valores.

8. Vivara

A marca Vivara, com mais de 50 anos de história, é hoje uma das maiores redes de joalheria. Suas lojas, espalhadas por todo o país, oferecem joias exclusivas com design diferenciado por um bom custo-benefício.

A empresa conta como diferencial a preocupação com a procedência dos produtos, a fim de garantir que eles respeitem o meio ambiente e amenizem os impactos sociais.

Um dos motivos pelos quais a Vivara é uma das favoritas para investir em 2020 é que sua abertura de capital na Bolsa de Valores se deu há pouco tempo, em outubro de 2019, e promete se expandir pelos próximos anos.

Como escolher as melhores ações na bolsa para investir

empresas brasileiras na bolsa de valores

Muitos, ao começar a investir na Bolsa, têm dúvidas sobre como escolher as empresas. Nesse sentido, vale contar com algumas dicas. A primeira se refere à realização de diferentes tipos de análise sobre a ação.

Existe a análise técnica, ou seja, o estudo do movimento do preço no mercado por meio de gráficos. É fundamental, para optar por uma ação, compreender e comparar essa dinâmica entre instituições.

Há também a análise fundamentalista, ou seja, que busca determinar o valor da empresa como um todo a partir de demonstrações financeiras e de resultados, que também é fundamental. Isso porque é indispensável a investigação sobre fatores econômicos para as melhores apostas.

Por último, é indispensável conferir índices internos e externos à empresa, que podem interferir em sua valorização no mercado e, portanto, contribuir para o rendimento dos acionistas. A própria fixação da taxa Selic afeta o mundo das ações, por exemplo.

Avaliar indicadores financeiros, a eficiência da gestão e a estabilidade econômica do negócio também contribuem para que a escolha seja mais acertada e viabilizam o crescimento do patrimônio.

Como visto, apostar em empresas na Bolsa de Valores constitui excelente alternativa para fazer render o patrimônio de forma eficaz.

É importante, por outro lado, ter o cuidado de manter-se sempre atualizado sobre o mercado e sobre a política da instituição na qual é acionista.

Afinal, os investimentos estão sujeitos a oscilações constantes. Uma dica para investir com maior segurança é conferir blogs que publicam conteúdo sobre o tema e acompanhar diariamente o noticiário para descobrir oportunidades e prever desvalorizações.

E então? Gostou das nossas dicas? Leia mais sobre o assunto e descubra 7 conceitos para começar a investir em ações!

seguro ideal

  • Publicado

    19 de março de 2020

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Investimentos