9 livros sobre educação financeira incríveis que você deve ler

9 livros sobre educação financeira incríveis que você deve ler

Livros sobre educação financeira são excelentes ferramentas para adentrar o universo da economia. Tornar a leitura um hábito, assim como investir em um curso online de finanças, ajudam — e muito — a aprender cada vez mais sobre gerenciamento financeiro e, assim, cuidar melhor do seu próprio dinheiro.

Pensando nisso, reunimos os títulos que não podem ficar de fora do seu radar. Confira a seguir 9 livros sobre educação financeira que farão você se sentir mais seguro para tomar as melhores decisões no dia a dia!

Livros sobre educação financeira que você tem que ler

1. O Investidor Inteligente

Veja dicas de livros sobre educação financeira

Escrito por Benjamin Graham, investidor e empreendedor americano apontado como pai do conceito de “investimento de valor”, o livro é recomendado por ninguém menos do que Warren Buffett, um dos nomes mais reconhecidos no mundo dos investimentos.

Não é à toa: a obra é indispensável para quem quer entender melhor o mercado financeiro. Ela ensina tópicos como desenvolver estratégias de longo prazo e evitar erros substanciais, que podem comprometer o sucesso como investidor.

2. Seu Futuro Financeiro: você é o maior responsável

Como garantir uma boa renda para o futuro? Qual produto financeiro oferecido pelos bancos é mais adequado para meu perfil? O livro de Louis Frankenberg busca responder essas e outras dúvidas, muito comuns no dia a dia de todos.

Em linguagem objetiva e descontraída, o autor mescla um conteúdo curto, para consumo rápido, com tabelas que devem ser preenchidas pelo leitor. O objetivo principal é mostrar, didaticamente, como poupar e planejar.

Entre os temas abordados ao longo das páginas estão o mercado de capitais, empreendedorismo e direitos do consumidor — sendo que a mensagem transmitida desde o início é a necessidade de agir desde já para garantir um futuro seguro.

3. Trabalhe 4 Horas por Semana

Quem nunca sonhou em trabalhar menos, mas, ainda assim, ter dinheiro suficiente para viver uma vida tranquila, sem apertos financeiros? Neste livro, Timothy Ferriss ensina como fugir da rotina, viver onde quiser e, acima de tudo, ficar rico.

Para isso, ele desvenda os segredos de gestão de grandes CEOs, dá dicas valiosas para concretizar o desejo de se trabalhar apenas 4 horas por dia e explica como fazer com que o chefe valorize mais o desempenho do que a presença.

De forma geral, o livro se propõe a ser um guia para um novo estilo de vida. Por isso, pode ser útil tanto para quem é empregado quanto para donos do próprio negócio!

materiais educativos

4. Pai Rico, Pai Pobre

Esse é um dos melhores livros sobre educação financeira, considerado um clássico de finanças pessoais. Nele, o autor Roberto Kiyosaki mostra, de forma descomplicada, como conquistar a tão sonhada independência financeira por meio de investimentos, imóveis e, até mesmo, com o próprio negócio.

Kiyosaki ressalta a importância das crianças aprenderem, desde cedo, a educação financeira de forma que consigam fazer o dinheiro trabalhar para elas — e não o contrário.

Sem linguagem rebuscada ou grandes teorias acadêmicas, o autor mostra como alcançar maior inteligência financeira ensina passos importantes para conquistar a segurança no futuro, em um cenário de profundas transformações na sociedade.

5. Quem Pensa Enriquece

Veja dicas de livros sobre educação financeira

Na obra, Napoleon Hill explica por que todos querem ficar ricos, mas só poucos conseguem. A fundamentação de seus argumentos tem origem em suas vivências. O autor acompanhou a ascensão das 500 maiores fortunas mundiais e conviveu com nomes com Theodore Roosevelt e Henry Ford para entender a fórmula do sucesso.

A conclusão é que, em comum, todos os milionários têm 15 características, como saber com clareza quais são seus planos e se relacionar com pessoas que realmente agreguem algo à sua vida.

6. Cartas a um Jovem Investidor

Segundo Gustavo Cerbasi, enriquecer é uma questão de escolha. Com foco e planejamento, alcançar a segurança financeira está ao alcance de todos, afirma o autor. Em Cartas a um Jovem Investidor, Cerbasi compartilha sua história de vida, mostrando os principais erros e acertos antes de ter sucesso na área de finanças.

Ele dá dicas para que as pessoas não precisem trilhar os caminhos mais difíceis a fim de alcançar a segurança financeira e ter um futuro mais promissor. Assim, a obra torna-se valiosa tanto para quem já começou a investir como para quem ainda pretende se aventurar pelo mercado financeiro.

7. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Se você acha que enriquecer sozinho não é suficiente, a leitura Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é indispensável. Também de autoria de Gustavo Cerbasi, o título traz dicas que funcionam para qualquer fase do relacionamento — desde o namoro até muito depois do casamento.

O autor mostra estratégias diversas para administrar as finanças conjuntas da melhor forma, tais como estabelecer metas financeiras em comum. Entre os temas discutidos pelo livro estão os principais benefícios de fazer um planejamento financeiro de longo prazo, qual o melhor momento para comprar uma casa e como lidar com a questão das heranças.

8. Como Investir em Imóveis

Pensado para quem nunca investiu em imóveis, o livro de Leandro Ávila mostra diversas estratégias para ganhar dinheiro com bens como casas, apartamentos e salas comerciais.

Entre os tópicos abordados na obra, o autor explica como ganhar dinheiro alugando espaços residenciais, como avaliar um imóvel e como aproveitar os leilões a seu favor.

9. A Nova Regra do Jogo

Dívidas e investimentos são abordados em A Nova Regra do Jogo, de Rafael Paschoarelli. A obra ensina o leitor a negociar sozinho as melhores condições para seus investimentos, mostrando de forma didática como funciona o mundo das finanças.

De leitura fluida, o livro de Paschoarelli oferece dicas importantes de como melhorar os investimentos e como agir para fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. É especialmente interessante para quem não tem muita experiência na hora de investir e tem dúvidas se seu portfólio oferece a melhor rentabilidade.

Livros sobre educação financeira são indispensáveis para quem deseja aprender mais sobre finanças e, também, se tornar um consumidor consciente. Aproveite as sugestões de leitura e conquiste ainda mais conhecimento na área!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso às nossas dicas de livros sobre educação financeira!

seguro ideal

  • Publicado

    18 de dezembro de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Finanças pessoais