Os erros e acertos em dar mesada para os filhos

Os erros e acertos em dar mesada para os filhos

Outubro é o mês em que o mercado foca suas vendas em um público bastante específico: a criança. Nessa época, um mundo de cor e diversão invade propagandas e shoppings causando fascínio às crianças e…preocupação aos adultos. Acontece que muitas delas, com pouco conhecimento sobre o valor do dinheiro e o consumo responsável, pedem um ou mais presentes – por vezes até bem caros e discrepantes da realidade orçamentária da família.

Buscando modificar isso, muitos pais têm optado por oferecer mesada para os filhos como forma de introduzi-los desde cedo à educação financeira e ao manuseio consciente do próprio dinheiro e da organização dos gastos. Para otimizar essa prática, confira abaixo os principais erros e acertos na hora de dar mesada para os filhos:

Erros

Dar um valor alto demais ou baixo demais

Muito dinheiro leva ao consumismo, e pouco pode frustrar a criança por ser insuficiente na hora de cobrir seus gastos. Sugira um valor equilibrado.

Associar a mesada a realização de uma tarefa

A mesada não deve ser uma recompensa pelo bom rendimento escolar ou arrumação do quarto, por exemplo. Condicioná-la a isso insinua que essas tarefas precisam ser sempre gratificadas.

Complementar a mesada

Em geral a falta de dinheiro deriva da má administração da mesada, então oferecer complemento acaba não sendo educativo na hora de rever os gastos.




Acertos

Dar mesada com periodicidade e conforme a idade

Estabeleça um dia certo para dar a mesada, e reveja o valor conforme o aumento da idade da criança.

Conversar com a criança

Abra-se ao diálogo com os filhos sobre o valor do dinheiro e possíveis usos dele, como poupar, parcelar e/ou investir.

Dar exemplo

Melhor que dar a mesada, é dar o exemplo! Seja responsável e organizado com seus gastos para que seu filho possa se espelhar em você.

Leia mais sobre educação financeira infantil:

10 dicas de como falar sobre educação financeira infantil

Empreendedorismo infantil: incentive seu filho a ter criatividade e iniciativa

Livros sobre educação financeira para crianças

Jogo de educação financeira para crianças





Milena

Milena Pereira é Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Estudos de Mídia pela mesma instituição e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora de temas como infância, publicidade, práticas de consumo e novas mídias desde 2006, atua na Mongeral Aegon como Analista de Conteúdo Educacional.