Metas para o ano novo: 7 dicas para alcançá-las com sucesso

Metas para o ano novo: 7 dicas para alcançá-las com sucesso

Nós piscamos os olhos e o ano já chegou ao fim. Por isso, está na hora de definirmos as metas para o ano novo. Até porque, sem planos não se chega a lugar nenhum, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Neste artigo, nós vamos ajudar você a entender como definir metas alcançáveis e realistas para o ano que está chegando. Acompanhe e confira nossas dicas de planejamento!

Pilares das metas alcançáveis

Falar em metas para o ano novo pode parecer algo um tanto quanto subjetivo. Contudo, a ideia aqui é torná-las o mais racional possível. Veja, a seguir, quais são os pilares que toda meta precisa ter para ser alcançável!

metas para o ano novo

Conectividade emocional

Não importa se você tem uma meta financeira ou pessoal, que tenha a ver com uma mudança de carreira ou com a viagem dos sonhos, você precisa se conectar emocionalmente com ela.

Com as emoções direcionadas a um objetivo, trabalhar para alcançá-lo vai fazer a trajetória muito mais leve. Por mais árduo que seja o caminho, as chances de você desanimar são muito menores.

Tangibilidade

No planejamento pessoal, é preciso que você consiga dimensionar o trabalho que será realizado para alcançar sua meta. Logo, todos os seus passos precisam ser tangíveis. Do contrário, você estará simplesmente sonhando — no sentido utópico do termo.

Necessidade

Outro grande pilar da definição de metas é a necessidade atrelada a ela. Você vai se organizar melhor e ter muito mais motivação se a sua meta estiver intimamente ligada a um dever ou a um objetivo essencial à sua vida.

Dificuldade

Por fim, é importante conhecer o grau de dificuldade envolvido no atingimento das metas para o ano novo. Com os percalços devidamente dimensionados, você vai conseguir planejar melhor como contorná-los caso vierem à tona.

Método SMART

No que diz respeito aos métodos para a definição de metas, nenhum supera o SMART. Você já ouviu falar dele? O termo SMART é o acrônimo, em inglês, para uma série de indicações de como devem ser as metas:

• Specific (específica): meta simples, sensível, significante;

• Measurable (mensurável): motivadora, que se possa dimensionar;

• Achievable (realizável): atingível, realista;

• Relevant (relevante): razoável, com base em recursos possíveis;

• Time bound (com tempo limite): dentro de um prazo razoável.

Definir metas SMART, portanto, significa que você pode esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, usar seu tempo e recursos de forma produtiva e aumentar suas chances de alcançar o que deseja.

Para entender melhor, vamos a um exemplo prático: imagine que você é um analista de marketing e gostaria de se tornar chefe do setor no próximo ano. Nos próximos tópicos detalharemos como cada atributo citado se aplica ao objetivo em questão.

materiais educativos

Specific (específica)

Uma meta específica geralmente responde a cinco perguntas essenciais.

• O que eu quero realizar?

• Por que esse objetivo é importante?

• Quem está envolvido?

• Onde ele está localizado?

• Quais recursos ou limites estão envolvidos?

No exemplo analisado, a meta profissional específica poderia ser: adquirir as habilidades e a experiência necessárias para ser um líder de marketing.

Measurable (mensurável)

Como você pode mensurar o alcance ou não da sua meta? No caso do objetivo de se tornar líder do departamento, talvez uma maneira seja concluir os cursos necessários. A avaliação do progresso ajuda você a manter o foco, cumprir seus prazos e sentir a emoção de se aproximar do seu objetivo.

Achievable (realizável)

Uma meta alcançável geralmente responde a outras duas perguntas.

• Como posso atingir esse objetivo?

• Minha meta é realista comparada às restrições e dificuldades (financeiras, por exemplo) para alcançá-la?

Para se tornar um líder de marketing, você vai precisar saber se as habilidades necessárias estão muito distantes das suas experiências. Também deverá avaliar se há cursos que possam ajudá-lo a aprender o que não sabe em tempo hábil.

Relevant (relevante)

Uma meta relevante pode responder “sim” a novas perguntas.

• Parece valer a pena?

• Este é o momento certo?

• Isso corresponde aos nossos outros esforços / necessidades?

• Eu sou a pessoa certa para alcançar esse objetivo?

• É aplicável no atual ambiente socioeconômico?

Você pode querer adquirir as habilidades necessárias para ser líder de marketing em sua organização, mas é o momento certo para realizar o treinamento necessário ou trabalhar para obter qualificações adicionais?

Tem certeza de que é a pessoa certa para o cargo de chefe de marketing? Você já considerou os objetivos de seu cônjuge? Se você deseja iniciar uma família, lutar por esse objetivo em seu tempo livre tornaria isso mais difícil?

Time bound (com tempo limite)

Uma meta com prazo determinado costuma abranger as seguintes questões.

• Quando?

• O que posso fazer daqui a seis meses?

• O que posso fazer daqui a seis semanas?

• O que posso fazer hoje?

A aquisição das habilidades para se tornar gestor de marketing pode exigir treinamento ou experiência adicional, como mencionamos. Quanto tempo você leva para adquirir essas habilidades?

Você precisa de treinamento adicional para se qualificar para determinados exames? É importante que você tenha um cronograma realista para atingir as metas menores necessárias para alcançar seu objetivo final.

Em suma, suas metas para o ano novo devem estar dentro de um planejamento inteligente. Se elas cumprirem todos os atributos listados, as chances de serem atingidas crescem consideravelmente.

7 dicas para definir as metas para o ano novo corretamente

Agora que já entendeu maneiras de estipular objetivos concretos, veja uma série de dicas práticas que vão ajudar você a definir metas para o ano novo!

metas para o ano novo

1. Estipule objetivos claros

Dê uma atenção especial para a clareza dos seus objetivos. Esteja certo de que não há duplas interpretações no que você quer alcançar, ou seja, traga seus sonhos para uma dimensão mais atingível e menos utópica.

Não pense apenas “quero ganhar mais dinheiro”, coloque no papel o valor que você quer alcançar, o que fará para chegar lá e que etapas precisam ser vencidas ao longo do caminho etc.

2. Estabeleça sua visão de futuro

Busque pensar em médio e longo prazo. Esse exercício vai ajudar você a visualizar o atingimento das suas metas. Faça como as empresas: coloque datas em seus planejamentos estratégicos. Isso o ajudará a pensar em planos de ação que se encaixem em prazos realistas.

3. Faça um planejamento de metas

Não importa se você vai escrever em um caderno, se vai usar uma planilha de Excel ou aplicativos para melhorar a organização. Desenhe um planejamento nomeando cada meta, estabelecendo prazos e indicando o que precisa ser feito para atingi-la.

4. Crie indicadores

Estabeleça indicadores de desempenho para tornar suas metas mais mensuráveis. Por exemplo, se seu objetivo é alcançar um determinado montante de dinheiro para uma viagem, seus indicadores podem ser os seguintes: 10% de redução de gastos com cinema mensalmente; realização de dois trabalhos freelancer por mês… e assim por diante.

5. Mantenha uma conexão entre as metas

Também é interessante interligar várias metas, tornando os esforços mais dinâmicos e menos trabalhosos. Sua meta de ganhar uma promoção no trabalho pode estar relacionada a de se matricular em uma pós-graduação, que por sua vez estará ligada em ler mais livros sobre sua área de conhecimento etc.

6. Fortaleça seus pontos fortes

Foque em seus pontos fortes e trabalhe para potencializar ainda mais as suas competências. Toda sua energia deve servir de combustível para melhorar aquilo que já faz bem.

7. Procure ajuda

Por fim, mas não menos importante, não se sobrecarregue. Não pense que você é um super-homem ou supermulher! Seja humilde para entender quando precisa de ajuda para o atingimento de suas metas.

Se você quer crescer profissionalmente, talvez procurar um especialista em desenvolvimento profissional seja uma boa iniciativa. Se a ideia é prosperar, um profissional de planejamento financeiro pode ser bastante útil. Use os serviços de especialistas em determinadas áreas do conhecimento e que têm experiência para ajudar.

Como você viu, a definição de metas para o ano novo requer planejamento. Com um pensamento mais analítico e estratégico, é possível vencer a velha máxima “sonhei entre o natal e o ano novo, mas logo depois do carnaval a rotina me engoliu”.

E então, o que você achou do post? Aproveite para colocar nossas dicas em prática agora mesmo. Baixe agora uma planilha de orçamento pessoal e comece a organizar suas finanças!

seguro ideal