Seu seguro acompanha as suas necessidades?

Seu seguro acompanha as suas necessidades?

Aqueles que acham que nada nunca vai acontecer às vezes têm surpresas. A vida é cheia de imprevistos e eles não acontecem só com o seu vizinho, podem acontecer com você também. Os seguros são soluções pensadas para apoiar financeiramente as pessoas diante de acontecimentos, como  se afastar do trabalho por um acidente, perder permanentemente a capacidade de trabalhar ou morrer e deixar dependentes financeiros. O primeiro passo para contar com essa proteção é escolher as coberturas que mais se adequam ao seu perfil, mas tão importante quanto contratar, é manter as características do seguro sempre atualizadas.

Para que o apoio financeiro do seguro esteja de acordo com as necessidades reais de cada um, a recomendação é reavaliar as coberturas e os valores contratados a cada mudança significativa no orçamento.

“Se a pessoa que já possui um seguro troca de emprego, tem filhos ou assume uma grande despesa como o financiamento de um imóvel, o ideal é que ela entre em contato com seu corretor para analisar se seu seguro permanece compatível com suas necessidades”, explica o gerente de Produtos da Mongeral Aegon, Marcus Marinho.

Imagine a seguinte situação:

Aos 25 anos, um jovem solteiro que mora com os pais e acaba de conseguir o primeiro emprego, contrata um seguro. Aos 40, ele está casado, é pai de dois filhos, tem um imóvel financiado por 30 anos e uma pequena empresa com 15 funcionários. Como é possível imaginar, seu padrão de vida mudou muito e, consequentemente, suas necessidades de proteção financeira também.

Saiba mais: Como calcular o valor do seu seguro de vida?

Previdência privada

O mesmo acontece com a previdência privada. Quem contratou um plano há muito tempo ou teve mudanças relevantes no orçamento deve avaliar se está investindo o valor ideal para a aposentadoria. Isso sem falar nas mudanças do cenário econômico, como taxas de juros e rentabilidade. Vale lembrar que, na maior parte dos planos comercializados hoje, o valor da aposentadoria depende do valor acumulado ao longo dos anos.

“Ao atualizar periodicamente o valor de sua contribuição, a pessoa aumenta as chances de acumular, ao longo do tempo, uma reserva financeira que lhe ofereça uma renda mensal de acordo com suas expectativas e necessidades. Os planos de previdência oferecem ainda outras vantagens, como a liquidez (facilidade que um bem pode ser convertido em dinheiro) , o benefício fiscal no Imposto de Renda e a possibilidade de escolher entre fundos de investimento diferentes”, acrescenta Marinho.

Os corretores de seguros de vida e previdência são capacitados para avaliar o perfil de cada cliente e oferecer as soluções que melhor se encaixem ao seu dia a dia. Se você não conhece as características do seu seguro ou plano de previdência ou entende que é preciso atualizá-lo, entre em contato com seu corretor.

Leia mais: O que pensar antes de fazer uma previdência infantil para o seu filho?