É possível adquirir seguro de vida para terceiros?

É possível adquirir seguro de vida para terceiros?

seguro de vida é um serviço essencial para quem deseja proteger financeiramente a si mesmo e sua família. A extensão da cobertura se dá pela definição, no ato da contratação, dos beneficiários que receberão os valores detalhados na apólice. Mas seria possível fazer um seguro de vida para terceiros?

Muitos perguntam se há como adquirir um seguro para pais idosos, cônjuges ou filhos menores de idade, por exemplo. Entretanto, para responder essa questão, muitos aspectos devem ser avaliados. Neste artigo, explicamos todos os detalhes sobre o tema. Acompanhe!

Posso contratar um seguro de vida para terceiros?

Você sabia que dá para fazer seguro de vida para terceiros? Saiba como!

Existe sim a possibilidade de adquirir um seguro de vida para terceiros. Inclusive, essa iniciativa é muito comum por parte de pessoas que desejam garantir proteção aos filhos e cônjuges. Isso também ocorre no caso das contratações realizadas por empresas.

Entretanto, vale destacar que existem algumas diferenças entre os planos coletivos e individuais. O seguro individual é um contrato entre duas partes: o segurado e a empresa seguradora. Assim, após a contratação, o cancelamento precisa ser negociado com o segurado de forma prévia.

Por exemplo, se o cliente optar por uma cobertura vitalícia e estiver respeitando todas as regras previstas na apólice, somente ele poderá cancelar o contrato.

Já os seguros de vida coletivos funcionam um pouco diferente. Neles, entra a figura do estipulante — aquele que representa os demais segurados. Ele é quem firma o contrato e é responsável por incluir os terceiros. Por exemplo, se o marido assina os documentos e inclui sua esposa, ele é o estipulante.

Ao passo que o contrato individual pode ter duração por toda a vida, a apólice dos planos coletivos é renovada com uma frequência determinada. Nesse momento, o estipulante e a seguradora podem ou não decidir pela renovação.

É necessário, no entanto, estar atento a algumas restrições, assim como acontece no plano individual. Na maior parte das seguradoras, a faixa etária aceita é de 16 a 70 anos de idade.

Além disso, pode haver limitações para pessoas com doenças preexistentes. No caso de planos empresariais, a exigência é de que o segurado esteja em plena atividade profissional.

É necessário fazer contratações separadas?

Não é necessário fazer contratações separadas para cada terceiro incluído no plano. Quando o estipulante firma o contrato, ele inclui os demais segurados.

Em seguros de vida familiares, geralmente é possível estender a cobertura somente para o cônjuge.

Contudo, você continua podendo escolher quem quiser como beneficiário do seguro de vida: pais, filhos, outros dependentes.

materiais educativos

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados na contratação?

Para garantir benefícios a todos os segurados, é necessário dar atenção a alguns detalhes no momento da contratação do seguro de vida para terceiros.

Coberturas e condições do contrato

É sempre prudente avaliar se as coberturas que o plano vai fornecer são condizentes com as necessidades dos segurados.

Uma vez que se trata de uma modalidade que beneficia diferentes pessoas, é importante verificar o perfil de todas elas e selecionar condições que sejam interessantes para todos os envolvidos.

Em alguns casos, planos individuais podem ser mais vantajosos e complementar contratações empresariais, por exemplo. Nesse caso, a soma dos prêmios das apólices contratadas vai potencializar o amparo financeiro para o segurado e os seus dependentes.

Comprovação de dados do terceiro

Saiba quais documentos são necessários para contratar seguro de vida para terceiros

Para assegurar os benefícios do seguro de vida, é muito importante informar corretamente os dados à seguradora.

Além de documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência, outros registros podem ser solicitados pela empresa, como DPS (Declaração Pessoal de Saúde) e informações sobre filhos, cônjuges e outros beneficiários do contrato.

Orientação de beneficiários

O próprio contratante pode ser um beneficiário, uma vez é possível aproveitar muitas das vantagens do seguro ainda em vida, como no caso do modelo resgatável. No mais, qualquer outra pessoa ou instituição pode ser apontada por ele para ser contemplada, e geralmente é alguém dentro da família.

É importante que a escolha do beneficiário abranja os seus dependentes, que podem vir a apresentar problemas financeiros na sua ausência. Além disso, é necessário ter o cuidado de orientar os beneficiários sobre essa condição. Assim, em uma situação inesperada, eles saberão como proceder.

Esse passo é muito importante porque, muitas vezes, com o falecimento do segurado, os familiares não sabem quem será amparado. Alguns nem mesmo haviam sido informados de que o usuário tinha um seguro de vida contratado, o que pode trazer certo transtorno em um momento tão doloroso.

Limites de contratação

É necessário verificar as limitações que as seguradoras impõem no seguro de vida para terceiros. Como já mencionamos, em modalidades familiares, normalmente a cobertura é estendida apenas ao cônjuge, embora outros possam ser incluídos como beneficiários.

Além disso, há de se levar em conta a limitação de idade do seguro para idosos, que geralmente é de até 65 anos de idade.

Quais são os principais benefícios do seguro de vida da Mongeral Aegon?

A Mongeral Aegon oferece muitas alternativas de seguro de vida e, com certeza, tem um plano que atende às suas necessidades e cabe no seu bolso. Seja individual ou coletivo, as apólices contemplam:

• soluções ideais por pouco mais de R$ 20;

• profissionais especialistas sempre disponíveis em diversos canais de atendimento;

• solicitação do benefício de forma descomplicada, com o auxílio dos nossos agentes para acompanhar o processo do início ao fim;

• uma gama de modalidades que se encaixam em todos os perfis de usuários;

• maior tranquilidade para você e sua família, com a certeza de que aqueles que você ama terão o aporte necessário no momento em que você faltar;

• benefícios para o próprio segurado em casos de acidentes e doenças graves, cobrindo gastos com tratamento e procedimentos médicos — a depender do plano contratado;

• possibilidade de estender sua cobertura para seu parceiro ou parceira.

Gostou das vantagens do seguro de vida para terceiros? Se interessou pelo que a Mongeral Aegon pode oferecer para você e sua família? Então, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e tirar todas as suas dúvidas!

seguro ideal

  • Publicado

    26 de dezembro de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida