Como lidar com o estresse? 7 cuidados para não prejudicar a sua saúde

Como lidar com o estresse? 7 cuidados para não prejudicar a sua saúde

Dentro do contexto de isolamento social, em que a rotina muda e ficar em casa é essencial para a prevenção do novo coronavírus, cuidar da saúde física e mental torna-se prioridade. Assim, saber como lidar com o estresse é passo indispensável.

Nesse cenário, é importante ter em mente que, com algumas práticas, é possível ficar mais tranquilo em um mundo estressado. Entre as estratégias que você deve adotar estão não fingir que nada está acontecendo, manter contato com quem você ama e aproveitar o momento para se organizar.

A seguir, confira detalhes desses e de outros cuidados para saber como lidar com o estresse e não prejudicar sua saúde durante o período de quarentena.

1. Não finja que nada está acontecendo

Veja dicas de como lidar com o estresse

O primeiro cuidado que você deve ter quando o assunto é como lidar com o estresse é não tentar fingir que nada está acontecendo. O cenário é desafiador, afinal, a mudança da rotina aconteceu por conta de uma pandemia.

Admitir que o cenário que está vivendo foge da normalidade é um dos passos mais importantes para equilibrar as emoções e buscar, dentro do possível, assumir uma postura otimista.

Além disso, é importante repetir a si mesmo que, por mais difícil que a situação esteja no momento, ela não durará para sempre.

Entender que nada é permanente é essencial para lidar com a ansiedade, especialmente no momento atual.

2. Mantenha contato com quem você ama

Um dos grandes desafios do isolamento social, como o próprio nome indica, é a solidão. Além do medo em relação ao coronavírus, muitas pessoas ainda podem se sentir sozinhas, principalmente no caso de quem não divide casa ou apartamento com ninguém.

Uma das formas de driblar esse sentimento é manter contato constante com quem você ama. Mesmo em um momento em que não é possível estar próximo fisicamente, vale mandar mensagem de texto, fazer uma ligação ou realizar uma videochamada a fim de interagir com quem é importante para você.

Um simples bate-papo ou um desabafo, ainda que virtual, é uma respostas sobre como lidar com o estresse nesses tempos de pandemia. Por isso, torne a interação com amigos, família e colegas de trabalho algo constante durante a quarentena.

3. Aproveite o momento para se organizar

Quem quer manter o estresse sob controle também pode usar o período de isolamento social para se organizar. Por mais que ainda não saibamos quando a rotina começará a ser restabelecida, aproveite os dias em casa para realizar um planejamento e uma autoavaliação.

Muitas pessoas estressadas sentem-se tranquilas só de dar o primeiro passo na organização de alguma área da vida. Para não se sobrecarregar e correr o risco de ter o efeito contrário, eleja algum setor, como saúde, finanças ou carreira. Nesse sentido, até mesmo investir na organização da casa e do guarda-roupa está valendo.

4. Saiba como lidar com o estresse a partir da rotina

Saiba como lidar com o estresse tendo uma rotina

Uma das grandes causas de estresse nesse período de quarentena é a falta de uma rotina sólida. Sem hora para acordar, dormir ou fazer as refeições, a pessoa sente-se perdida em relação às horas e aos dias da semana. Evite essa carga criando uma rotina equilibrada, investindo em alguns pontos:

• procure ter uma alimentação saudável e balanceada para ter a energia de que precisa no período. Dê preferência a frutas, verduras e legumes em vez de industrializados;

• invista na prática de exercícios físicos. Além de ajudar a manter o corpo em dia e livre de dores, fazer atividades mesmo dentro de casa reduz o estresse;

• garanta que você está bebendo água suficiente durante o dia. Crie o hábito de sempre tomar um copo ao passar perto do filtro ou da geladeira e não substitua o líquido por nada, nem suco natural.

5. Evite álcool, cigarro ou qualquer tipo de drogas

Quem quer se manter saudável durante este período de quarentena deve, também, evitar álcool, cigarro ou qualquer tipo de drogas.

Por mais que tomar uma bebida ou fumar pareça, à primeira vista, uma forma de aliviar o estresse e de lidar com a realidade, mesmo a curto prazo, o consumo excessivo desse tipo de substância pode não só comprometer a saúde física como a mental.

Por isso, prefira alternativas naturais para manter a mente em dia. Práticas como meditação, automassagem e chá de ervas calmantes, a exemplo da camomila, fazem toda a diferença no seu estado de espírito sem comprometer sua saúde.

materiais educativos

6. Caso precise, busque ajuda profissional

Há algumas estratégias para tentar manter o estresse sob controle em períodos complexos. No entanto, em alguns casos ou situações, pode não ser suficiente.

Caso sinta que sua saúde mental está, de alguma forma, comprometida, e que a ansiedade ou a depressão estão batendo à porta, não hesite em buscar ajuda profissional.

Há vários psicólogos e especialistas oferecendo consultas online, assim como serviços especializados em prestar apoio psicológico a quem precisa. Não deixe de pedir ajuda a profissionais capacitados.

7. Cuide das suas crianças

Nem só os adultos podem ficar estressados nesses meses tão delicados. As crianças também merecem atenção especial. Sem escola ou creche e com uma rotina diferente à qual estão acostumados, os pequenos podem se sentir mais nervosos ou ansiosos. Mas como lidar com o estresse dos pequenos?

Bom, fique atento ao comportamento dos filhos e não deixe de oferecer apoio a eles no dia a dia. Manter uma rotina saudável, equilibrando horas de estudo e de lazer, e estar sempre disponível para conversar são atitudes que fazem toda a diferença se o objetivo é manter em dia a saúde mental de crianças e de adolescentes.

Agora que você já teve acesso a algumas dicas sobre como lidar com o estresse, por que não colocar em prática esses cuidados? Ter atenção à sua saúde física e mental é essencial não só para superar cenários complexos como, também, para ter uma vida longa e saudável mesmo depois dos tempos de crise. Pode ter certeza de que valerá a pena investir tempo e esforço na construção de uma saúde mental equilibrada.

Se este conteúdo foi útil, continue com a gente e não deixe de ler também sobre 7 cuidados essenciais para manter a saúde em dia!

seguro ideal

  • Publicado

    22 de junho de 2020

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde