7 cuidados essenciais para manter a saúde em dia

7 cuidados essenciais para manter a saúde em dia

Manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e, claro, com muita qualidade! Entre os cuidados e hábitos que são imprescindíveis para cuidar bem do corpo e da alma estão praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se bem e não esquecer da hidratação.

Garantir que está dormindo o suficiente; prevenir gastos com saúde; evitar hábitos nocivos, como ingerir álcool em excesso e fumar e praticar sexo seguro são outros passos importantes para manter uma boa qualidade de vida no dia a dia.

Quer saber como manter a saúde em dia? Confira 7 cuidados essenciais!

1. Pratique exercícios para manter a saúde em dia

Fazer exercícios é fundamental para manter a saúde em dia

Quer manter a saúde em dia? A regra é clara: exercite-se regularmente! Ao praticar alguma atividade física de três a cinco vezes por semana você fica menos estressado, controla seu peso e reduz o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como pressão alta.

Mesmo quem tem restrições de saúde e não pode praticar exercícios mais pesados pode caminhar, fazer pilates ou alguma outra atividade de baixo impacto. Para fazer efeito, é essencial ter em mente são necessários, pelo menos, 150 minutos de exercício por semana.

Outro ponto importante: antes de se matricular na academia não deixe de consultar um cardiologista e/ou clínico geral para se certificar que não tem nenhuma restrição para a prática de exercícios.

2. Alimente-se bem

De nada adianta praticar exercícios físicos regularmente se você não prestar atenção no que coloca no prato.

Para manter a saúde em dia, é importante buscar uma alimentação equilibrada, que tenha, pelo menos, cinco porções de legumes, verduras e frutas todos os dias.

Grãos e cereais integrais, assim como o feijão, não podem ficar de fora da sua dieta. Por fim, tente comer menos gordura, principalmente animal, e controlar suas porções de açúcar e sal.

Um outro alerta: alimentar-se bem passa também por não pular refeições durante o dia.

O café da manhã é especialmente importante. Ao comer bem logo cedo você evita a tentação de ingerir calorias extras ao longo do dia. Capriche na primeira refeição e garanta que seu organismo terá energia suficiente para encarar as próximas horas sem problemas.

3. Não se esqueça da hidratação

Manter o corpo hidratado é passo importante para garantir seu bom funcionamento. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Quer variar? Água de coco e sucos podem ser alternativas interessantes, mas lembre-se de que a água pura deve ser sempre sua principal fonte de hidratação.

Bebidas como refrigerantes (inclusive, os light e diet) devem ficar fora do cardápio. Além de não oferecerem nenhum tipo de nutriente para o corpo, essas opções também são ricas em substâncias que podem fazer mal para seu organismo, como conservantes, corantes e sódio.

Surgiu uma vontade irresistível de tomar uma bebida gasosa? Opte pela água com gás, de preferência de fontes naturais.

4. Previna-se!

Quando o assunto é saúde, a velha máxima que diz que prevenir é melhor do que remediar é mais do que verdadeira.

O ideal é pensar à frente e reduzir os gastos com saúde que terá no futuro com remédios e afins. Considere ainda a possibilidade de adquirir produtos como seguro de vida, sobretudo produtos com coberturas ainda em vida como para doenças graves e cirurgias.

Um seguro de vida, além de proteger financeiramente as pessoas que são mais importantes para você, ainda oferecem uma série de adicionais para quem o contrata.

Dependendo do produto escolhido, é possível desfrutar de serviços de prevenção, como orientação nutricional e acompanhamento de índices como IMC, pressão arterial etc.

5. Tenha atenção ao sono

Veja dicas para manter a saúde em dia

Dormir bem é essencial para manter o sistema imunológico em dia. A quantidade de horas de sono necessária varia de pessoa para pessoa, mas o ideal é de 7 a 9 horas de sono por dia.

Para garantir uma noite de qualidade, fique atento a pontos como densidade do seu colchão, qualidade do travesseiro, luminosidade e temperatura do quarto.

Para ter uma boa noite de sono, evite assistir à televisão ou mexer no celular antes de dormir. Bebidas como café também devem ser evitadas. Dê preferência para um chá relaxante.

Outro ponto importante: não deixe de jantar! Opte por alimentos leves, como uma sopa, mas não abra mão de comer algo à noite. Assim, você evita acordar com uma fome descomunal pela manhã porque dormiu de barriga vazia.

6. Evite hábitos nocivos

Fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia.

Ao ser ingerido em demasia, o álcool pode atrapalhar sua concentração, além de sobrecarregar o fígado.

Não é preciso abrir mão da taça de vinho no jantar. No entanto, beber em excesso deve ser evitado a todo custo, mesmo em ocasiões especiais, como uma viagem em família.

Já em relação ao fumo, não tem meio termo: parar é passo essencial para manter a saúde em dia. Um simples cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas.

Além disso, câncer de pulmão, boca, esôfago e garganta tem ligação direta com o tabaco. Mesmo fumantes passivos devem ficar alertas: a convivência direta com quem fuma aumenta suas chances de desenvolver problemas respiratórios e, até mesmo, algum tipo de câncer.

7. Pratique sexo seguro

Fazer sexo faz bem para a saúde. Sim, manter relações sexuais constantes é bom, no entanto, é preciso que o sexo seja seguro. Ao não abrir mão da camisinha você evita uma gravidez indesejada e previne doenças como o HIV e o HPV, que pode levar ao câncer de colo de útero.

Além de usar preservativo em todas as relações sexuais, é importante que as mulheres realizem anualmente exames ginecológicos de rotina, como papanicolau e ultrassonografia transvaginal. Já homens a partir dos 50 anos devem visitar todo ano seu médico urologista.

Na dúvida sobre como manter a saúde em dia? Siga essas 7 cuidados essenciais e garanta uma vida mais saudável! Prevenir é sempre melhor do que remediar. Não se esqueça!

  • Publicado

    18 de março de 2020

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde