Dicas de ergonomia no home office

Dicas de ergonomia no home office

Trabalhar de casa exige algumas adaptações, sobretudo no ambiente que você separar para ser o seu “escritório”. Seja fixo ou temporário, por conta da quarentena do coronavírus, o local precisa ser confortável e não te trazer problemas de saúde como dores nas costas ou nos braços. Por isso, é importante se atentar às seguintes dicas de ergonomia no home office e colocar em prática assim que possível:

1. Atenção à mobília

Para manter a boa ergonomia no home office, veja essas dicas

Você pode ter que adaptar os móveis que tem em casa para fazer home office. No entanto, se puder escolher, o ideal é que tenha uma mesa com 75 cm de altura.

A profundidade deve ser o suficiente para você descansar seu braço até o cotovelo durante o uso do teclado do computador.

Já a cadeira ideal deve ter regulagens para a altura do assento e do braço, além de cobrir a maior parte das costas. Assim, você ajusta para a sua altura e garante a boa ergonomia no home office.

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2. Sente-se corretamente para manter a ergonomia no home office

Na hora de se sentar, você deve manter a coluna reta e apoiar os braços na mesa de modo que forme um ângulo de 90º entre o antebraço e os ombros.

Já os joelhos precisam estar alinhados para a frente, assim como os tornozelos. Já a coxa tem que estar totalmente apoiada no assento.

Resumindo: se você quer cuidar da ergonomia no home office, trabalhar no sofá ou na cama não são boas opções.

3. Alinhe a posição dos equipamentos

Veja dicas de ergonomia no home office

O ideal é que o monitor do computador fique a pelo menos 50 cm dos seus olhos. Além disso, é preciso assegurar que a altura está correta. Você precisa conseguir olhar para a máquina com a cabeça reta, sem precisar inclinar o rosto para cima ou para baixo.

4. Faça pausas para levantar

Nosso corpo foi feito para estar em movimento. Sendo assim, é importante fazer pausas ao longo do dia para levantar e esticar as pernas.

Pegue água, café, faça um lanche rápido e esfrie a sua cabeça por 5 ou 10 minutos para tirar seu corpo da inércia.

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