Qual a importância dos avós na vida dos netos?

Qual a importância dos avós na vida dos netos?

Quem não adora comida de vó? Dizem que ser avô é a melhor época da vida, porque você convive com os pequenos sem a obrigação de educá-los. Pelo ponto de vista dos netos, as lembranças são os mimos. Aquele pedido especial, que não precisa ser complicado como um bolo, que sempre é atendido. A importância dos avós na vida dos netos vem daí, mas não só. Eles podem ajudar em várias coisas.

Fortalecer a família

O conceito de família mudou muito com o tempo. Hoje as famílias são menores, mas é importante que a criança estabeleça vínculos. Os avós são um elo para unir e fortalecer a família. Além de serem os ‘historiadores’, pois conhecem as histórias dos pais e tios, eles também são o exemplo de outra geração, com costumes diferentes. Eles podem mostrar isso para os pequenos de uma forma mais paciente e natural.

Auxiliar na criação e educação

Como muitos avós já são aposentados e ainda têm energia de sobra, em algumas famílias eles são voluntários para cuidar dos netos. Seja por uma noite ou durante a semana, isso faz com que os pais economizem com a babá. Com isso, o dinheiro que seria gasto com o serviço pode ser redirecionado para outras áreas da educação da criança. Em outros casos, avôs moram na mesma casa dos netos e oferecem suporte financeiro para toda a família. Nas duas situações, é importante estabelecer os limites da relação: avós não podem deseducar. Para realmente auxiliar na criação dos netos os avós precisam conversar sempre com os pais, um não deve desautorizar um ao outro.

Compartilhar experiências

A troca de experiências é outro ponto positivo na vivência com os netos. Os avós ajudam a reviver as memórias da família e transmiti-la por gerações. Com isso, eles também se sentem mais valorizados e com um papel social relevante. Portanto, ter os avós por perto é uma troca enriquecedora para a criança.

Cuide de quem você ama com o Seguro de vida Familiar. Proteção financeira para quem depende de você