Como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus?

Como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus?

coronavírus vem avançando no país. E se você tem alguém na sua casa com suspeita da doença, ou que já seja um caso confirmado, é importante tomar algumas precauções para evitar o contágio. Saiba como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus:

Como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus covid-19

1. Se possível, separe um quarto e um banheiro exclusivos para a pessoa doente

Caso a casa tenha apenas um quarto, o ideal é deixar a pessoa infectada nesse ambiente e as demais pessoas dormirem em outro local, como na sala.

2. Mantenha uma distância de ao menos dois metros

A recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é que se mantenha uma distância mínima de 2 metros da pessoa infectada.

3. No caso de casas pequenas, considere passar um tempo fora

Em residências menores e que tenham só um quarto, a recomendação é que os demais membros da família passem um tempo na casa de um amigo ou parente para evitar o contato com a pessoa infectada pelo COVID-19.

4. Porta fechada, janela aberta

No cômodo destinado à pessoa com sintomas do COVID-19, o ideal é manter a porta fechada. No entanto, a circulação de ar e a entrada de luz solar devem acontecer por meio da janela, que precisa estar aberta.

materiais educativos

6. Mantenha uma lixeira próxima da pessoa infectada

No ambiente separado para a pessoa com coronavírus, o ideal é manter uma lixeira com um saco plástico, para que ela descarte seus resíduos. O recolhimento deve ser feito pelo próprio paciente, que precisa amarrar o saco antes de descartar.

7. Use máscara em ambientes compartilhados

Em locais compartilhados, como a cozinha, quem está com coronavírus deve manter as mãos limpas antes do acesso, além de usar máscara para evitar a contaminação do ambiente.

8. Não compartilhe itens

Copos, talheres, pratos, toalhas de corpo e rosto e até mesmo a pasta de dente não devem ser compartilhados entre os membros da casa.

Além disso, não se deve usar o mesmo colchão ou sofá que a pessoa infectada. Por isso a importância de se ter um cômodo separado para o isolamento do paciente nesse período.

Se o banheiro precisar ser compartilhado, até mesmo a escova de dentes da pessoa infectada deve ser retirada do recipiente em que ficam as demais.

9. Desinfete áreas comuns na hora de preparar a casa para uma pessoa com coronavírus

Saiba como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus

Maçanetas, chão e móveis devem ser limpos com frequência. É possível usar desinfetantes, álcool 70 e água sanitária, por exemplo.

Durante essa tarefa, o ideal é usar máscara, óculos, avental e luvas para evitar a contaminação.

10. Limpe o banheiro logo após o uso

Ao usar o banheiro, a pessoa infectada deve fazer a limpeza do local. É preciso desinfetar o assento da privada, a pia, a descarga e a maçaneta, por exemplo.

11. Mantenha as mãos sempre limpas

Lavar as mãos deve ser um hábito até mesmo quando se está em casa. Quando se mora com uma pessoa com suspeita ou confirmação de COVID-19, o ideal é usar sabão líquido para a limpeza das mãos.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para se divertir e descobrir: qual seguro de vida é a sua cara?

banner-texto-blog-quiz

Confira o infográfico sobre como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus:

Como preparar a casa para uma pessoa com coronavírus?