Como aumentar a produtividade no home office?

Como aumentar a produtividade no home office?

Durante a quarentena por causa do novo coronavírus COVID-19, trabalhar de casa é uma novidade para muita gente. E estar em uma situação nova pode trazer desafios com os quais não sabemos lidar ainda, como fazer a gestão do tempo e manter a produtividade no home office.

Se você está se sentindo menos produtivo no home office, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar, seja você um profissional autônomo ou CLT:

1. Organize as tarefas e tenha metas

Faça reuniões periódicas para aumentar a produtividade no home office

Para não perder o foco, liste tudo o que precisa entregar durante o dia. Marque uma reunião diária com outras pessoas do time, por exemplo. Elas podem podem ser um ótimo momento para organizar prioridades e definir metas de curto prazo.

2. Cuidado com a procrastinação

A dica anterior serve também para você evitar a procrastinação. Estar fora do ambiente de trabalho ao qual você está acostumado pode afetar a sua produtividade e “empurrar com a barriga” diversas atividades.

Se isso acontecer, tente entender se o motivo é falta de organização, ansiedade, preguiça ou outro motivo, e trabalhe em cima dele.

3. Evite interferências externas

Tente separar um cantinho da sua casa que tenha o mínimo possível de interferência externa. Assim, você evita distrações e consegue se concentrar no que é importante.

4. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Organize seu ambiente de trabalho para aumentar a produtividade no home office

Como você já deve ter percebido, a chave para a produtividade é a organização. E fazer home office em um ambiente bagunçado pode atrapalhar seu dia a dia de trabalho. Por isso, mantenha o local sempre limpo e arrumado.

5. Qual o seu horário mais produtivo?

Todo mundo tem um período do dia, durante o expediente, em que se sente mais produtivo. Separe esse tempo para as tarefas mais complexas que precisam ser entregues naquele dia.

6. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo

Quando você faz home office, é natural que queira conciliar sua vida pessoal e profissional. No entanto, querer fazer tudo ao mesmo tempo – além de impossível – pode gerar ansiedade, irritabilidade e outros problemas que vão atrapalhar sua produtividade. Então, separe o tempo certo de cada tarefa.

materiais educativos

7. Desapegue do seu celular para aumentar a produtividade no home office

Aplicativos de redes sociais e troca de mensagens podem ser grandes vilões quando o assunto é produtividade. Tente não pegar muito no seu celular durante o horário de trabalho.

seguro ideal

 

  • Publicado

    20 de março de 2020

  • Categoria

    Planejamento

  • Tags Relacionadas

    Carreira